Paróquia São João Batista - Meriti

Comunidade Ambiental Santa Maria

edi_1338_gPadroeira:

Santa Maria

1940 – Em cinco de fevereiro chegou à cidade de São João de Meriti um grupo de seis irmãs, com a missão de servir ao Reino de Deus, com o Carisma das Franciscanas de Dillingen.

No início, uma casa de família não muito espaçosa foi adaptada e transformada em escola. Apesar do pouco espaço, o Santa Maria iniciou o seu primeiro ano letivo com 320 alunos. E o que era pequeno pareceu ser ainda menor ao final do ano, quando o número de estudantes chegou a 470.

As dificuldades iniciais não as desanimaram, pelo contrário; além de assumirem a tarefa de educadoras, trabalhavam após as aulas fazendo trabalhos manuais, bordados e costuras, visando às necessidades diárias e futuras obras.

1946 – Começam as reformas do primeiro prédio do colégio.

1949 – Iniciam-se as obras do prédio do ginásio.

1962 – A construção da casa das irmãs apenas 22 anos após a fundação do colégio dimensiona o perfil doador das irmãs, que sempre colocaram as necessidades do Santa Maria à frente das suas.

1963 – Duas obras relevantes são concluídas: o imponente auditório Regina Pacis e a Capela.

1968 – O antigo prédio é demolido, viabilizando a construção do prédio central, inaugurado no ano seguinte.

1974 – É inaugurado, com uma belíssima festa, o primeiro ginásio esportivo do Santa Maria. Surge um gigante.

1995 – Inaugurado o Centro Cultural, fomentando cada vez mais o esporte e a cultura na educação.

O Colégio Santa Maria nasceu da incessante abdicação de seis irmãs franciscanas vindas da Alemanha. Uma história de trabalho árduo e, sobretudo, de conquistas. As barreiras construídas por uma realidade de pobreza não foram capazes de suplantar o forte objetivo das irmãs: levar educação aos jovens e elevar o espírito de São Francisco, o espírito da paz.

Ser referência Educacional e Pastoral, reconhecida pelos resultados do processo ensino-aprendizagem, a partir da vivência cristã e franciscana e a permanente articulação entre Ciência, Fé e Vida.

O Colégio Santa Maria faz parte da Associação Franciscana de Dillingen, que possui 2 escolas no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina, entre diversas outras obras sociais.

Localiza-se no Rio de Janeiro, na cidade de São João de Meriti, situado na Av. Automóvel Clube, 269.

Missão

Promover a formação ética e integral do ser humano, criando um ambiente saudável e construindo o saber científico, tecnológico e filosófico de acordo com os princípios franciscanos.

Visão

Ser referência nos âmbitos educacional, da saúde, da ação social e pastoral, pelo serviço de excelência, a vivência cristã e franciscana e a permanente articulação entre Ciência, Fé e Vida.

Hoje, imbuídos de tamanho ideal e responsabilidade, atendemos com carinho, dedicação e profissionalismo os segmentos:

Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental I
Ensino Médio
Curso Normal Médio
Técnico em Química
Técnico em Informática

X