Paróquia São João Batista - Meriti

OFS – Ordem Franciscana Secular

Fraternidade São João de Meritilogo-ofs

Ordem Franciscana Secular – OFS

E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o
Altíssimo mesmo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do Santo Evangelho.”

(Testamento de S. Francisco)

No dia 24 de junho de 1946, na Paróquia São João Batista, em São João de Meriti — RJ, o Padre Vigário Frei Erasmo Cleven, OFM e o Frei Gabriel de Veiga, OFM, coadjutor, num zelo especial franciscano estenderam o carisma de São Francisco de Assis aos seus paroquianos: homens e mulheres, solteiros, casados e viúvos das mais diversas classes sociais e profissões, fazendo-os conhecer a Ordem Terceira Franciscana, hoje Ordem Franciscana Secular – OFS e, assim, erigiram canonicamente a Fraternidade São João de Meriti.

Os primeiros ministros da Fraternidade foram: José dos Santos e Maria Dalva dos Santos; Manoel Vilela e Nair Claro Lopes.

Anos mais tarde foi fundado a JUF (Juventude Franciscana) e o Grupo de Cordígeros (crianças, filhos dos membros da Ordem).

Ao longo desta caminhada de 59 (cinquenta e nove) anos, os terceiros franciscanos sempre estiveram envolvidos nas atividades pastorais desta comunidade, vivenciando assim, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo à maneira de São Francisco de Assis.

ofs meriti2O Que é a OFS?

OFS – Ordem Franciscana Secular

São Francisco fundou três ordens. A Ordem Franciscana Secular é a 3ª, da qual participam homens e mulheres que vivem no mundo e não em claustros ou conventos.

O que é OFS – Ordem Franciscana Secular?

É uma escola de espiritualidade, onde se aprende a vivência do Evangelho, segundo o modelo de São Francisco de Assis.

Por que somos uma ordem?

Porque temos nossa regra aprovada pela Igreja:

– a 1ª foi aprovada pelo Papa Nicolau IV, em 1289:

– a atual foi aprovada pelo Papa Paulo VI, em 24 de junho de 1978.

O que é a regra?

Para São Francisco, a regra é o livro da vida, a medula do Evangelho, o caminho da perfeição, é uma forma de vida.

Por que é franciscana?

Porque reconhecemos São Francisco como Pai, Inspirador, Fundador e Modelo.

ofs meritiPor que é secular?

Porque é formada por seculares, isto é, cristãos leigos que vivem em suas próprias casas, famílias, trabalhos e vida social. Não fazem votos, mas sim promessa.

Por que os franciscanos usam a saudação Paz e Bem?

O sentido é este: Eu lhe desejo o bem, todo o bem que é Deus, e o bem que procede de Deus; a Paz, a paz verdadeira que provém de Deus, a salvação em Cristo Jesus.

Resumindo: Paz – é o bem que vem de Deus. Bem – é o próprio Deus.

Veja o Que Diz Alguns Trechos da Regra e Vida dos Franciscanos Seculares

  1. A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens. Cristo, dom do Amor do Pai, é o caminho para Ele, é a verdade na qual o Espírito Santo nos introduz, é a vida que Ele veio dar em superabundância. Os franciscanos seculares se empenhem, sobretudo na leitura assídua do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho.
  2. Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, e ainda por iniciativas corajosas, individuais e comunitárias, na promoção da justiça em particular, no âmbito da vida pública, comprometendo-se em ações concretas e coerentes com a sua fé.
  3. Em sua família vivam o espírito franciscano da paz, da fidelidade e do respeito à vida, esforçando-se para fazer dela um sinal de um mundo renovado em Cristo.
  4. Tenham, além disso, respeito pelas outras criaturas, animadas e inanimadas, que “do Altíssimo trazem um sinal” e procurem, com afinco, passar da tentação de sua exploração ao conceito franciscano da fraternidade universal.
  5. Como portadores de paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos mediante o diálogo, confiantes na presença do germe divino que existe no homem e na força transformadora do amor e do perdão. Mensageiros da perfeita alegria, procurem, em qualquer circunstancia, levar aos outros a alegria e a esperança. Inseridos na Ressurreição de Cristo, que dá o verdadeiro sentido à Irmã Morte, encaminhem-se serenamente ao encontro definitivo com o Pai.

“E todo aquele que isto observar, seja repleto no céu da bênção do Altíssimo Pai, e seja, na terra, cumulado com a bênção do seu dileto Filho, juntamente com o Espírito paráclito.”

São Francisco de Assis

Você gostaria de ser Franciscano, Franciscana?

O Franciscanismo, em essência, é um modo de seguir Jesus, viver o evangelho, da forma como fez São Francisco de Assis.

São muitos os franciscanos espalhados pelo mundo. Alguns têm a vida “consagrada”, são Irmãs e Frades Franciscanos, outros são leigos, homens, mulheres e jovens, que inseridos no mundo podem constituir família através do matrimônio, e exercer profissão.

Organizam-se em fraternidades, local onde se encontram para aprender e praticar: o exercício do amor; o convívio fraterno; o fortalecimento da vida evangélica, valorizando a individualidade do irmão no perdão, na paz e na alegria. A fraternidade é uma escola de espiritualidade e vida apostólica.

Quais as condições para ser admitido na OFS?

– professar a fé católica e viver em comunhão com a Igreja;

– ter uma boa conduta moral;

– cumprir as etapas de formação;

– ter o desejo sincero de viver o espírito franciscano;

– ter o desejo e condições de entrar num processo de conversão diária;

– fazer parte de uma fraternidade de vida e comunhão.

Como fazer para ser membro da OFS?

Procurar uma fraternidade e pedir para ser admitido.

Na Paróquia, como posso obter maiores informações?

– Todo 2º domingo às 07:30h na sala de reunião paroquial. A Fraternidade se reúne para tomar um café fraterno, rezar e partilhar de uma manhã de Formação e viver a experiência Fraterna;

– Após a missa de 09h45 no  2º domingo do mês;

– Na secretaria da Paróquia;

– Com qualquer membro da Fraternidade ou com os Freis da Paróquia.

Links:

Regional Sudeste 2 (RJ/ES)

Ordem Franciscana Secular do Brasil

Ordem Franciscana Secular – Conselho Internacional

X