Paróquia São João Batista - Meriti

Apostolado da Oração

apostolado

Encontros:

Toda 1º sexta-feira – missa às 8h – após a missa reunião

O Apostolado da Oração foi criado na França em 1844 e oficializado em 1894 pelo Papa Pio Xl. Veio realizar as aspirações de Santa Margarida Maria Alacoque. Ela foi escolhida por Deus para revelar e difundir a espiritualidade do Coração de Jesus e foi a ela que Nosso Senhor Jesus Cristo manifestou seu amor à humanidade e fez a “GRANDE PROMESSA”: “Eu te prometo, na excessiva misericórdia do meu coração, dar penitência final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira em nove meses consecutivos. Eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, tornando-se, meu Coração, refúgio para eles naqueles transes extremos.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem da comunhão reparadora da primeira sexta-feira do mês onde se reza pelo Sagrado Coração de Jesus. É o próprio Jesus na passagem do Evangelho de Mateus, que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo e suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).

Com dedicação louvável, em 29 de julho de 1941, Frei Afonso conseguiu reunir na Igreja São João Batista em reunião preparatória as zeladoras e zeladas residentes na paróquia as Exmas. senhoras Primitiva Rossi de Brito, América Nogueira de Sá, Adelina Palmieri, Araybe Campos Camargo e Evangelina dos Santos Martins, com as quais e outras que compareceram ao ato, fundaram o Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, na 1ª sexta-feira de Agosto, do dia 1° do mesmo mês de 1941. Por convite e nomeação de Frei Afonso, a zeladora Primitiva Rossi de Brito foi investida dos cargos de presidente, secretária e tesoureira, até posterior deliberação.

O Apostolado da Oração é uma união de fiéis que, por meio do oferecimento diário de si mesmos juntam-se ao Sacrifício Eucarístico e dessa forma colaboram para a salvação do mundo.

Para receber a fita do Apostolado, a pessoa terá que comungar nove primeiras sextas-feiras consecutivas. No final das nove sextas-feiras, a pessoa estará apta a receber sua fita.

Ser membro do Apostolado da Oração é um compromisso de devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, unindo ORAÇÃO e SACRIFÍCIO pelas causas mundiais, nacionais, paroquiais e pessoais. É uma honra e um privilégio, e, sobretudo, é um compromisso de AMOR!!!

X