Paróquia São João Batista - Meriti

Pastoral Litúrgica

lofoPliturgia

A Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Desta definição vamos destacar três palavras:
Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. Isso tem consequências: organizar a Pastoral Litúrgica em equipes. Apontaremos três:
Equipe litúrgica – Tem como finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.
Equipes de celebração – São encarregadas de fazer acontecer a celebração. Trabalham sempre em sintonia com o padre e a equipe de canto e música litúrgica.
Equipe de canto e música litúrgica – Como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração.
Formação: a segunda função da pastoral litúrgica é a formação. Esta deve ser vista em dois níveis: a daqueles que fazem parte da pastoral litúrgica e a de toda a comunidade.
Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação: Todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar.
Outro tipo de formação necessária diz respeito ao modo de comunicar-se durante a celebração. Por isso, cursos que ensinem técnicas para leitores, cantores, instrumentistas se fazem necessários periodicamente. Noções básicas de postura, tais como o modo de usar o microfone, de andar, de vestir-se, de animar uma comunidade celebrante, são imprescindíveis na formação litúrgica.
Preparação: uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. A improvisação não deveria ter espaço em nenhuma celebração da comunidade, nem da parte do padre nem da parte das equipes.Se você deseja colaborar, entre em contato com a Pastoral Litúrgica de sua Comunidade.

X