Paróquia São João Batista - Meriti

Pastoral Social

Para a Igreja, o serviço da caridade “é expressão irrenunciável à sua própria essência”. A Pastoral Social é expressão desta caridade e da solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Expressão que renova, a cada dia, a lição do Vaticano II: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles e aquelas que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos e discípulas de Cristo”.

Os diferentes serviços das Pastorais Sociais colocam-se na dinâmica do seguimento de Jesus, para que nele os marginalizados, os excluídos – pobres, mulheres, crianças e adolescentes, sem-terra, sem-teto, os considerados “insignificantes” para o sistema, camponeses, indígenas, afrodescendentes, povos tradicionais, migrantes, itinerantes e de todos os que vivem nas periferias existenciais – tenham vida e a tenham num ambiente preservado.

Diante de um mundo marcado por profundas desigualdades sociais, a Igreja, segundo sua vocação própria, é chamada a seguir a Jesus, no compromisso de possibilitar que “todos tenham vida e a tenham em abundância”. É por este compromisso que a Igreja se faz solidária para com todas as pessoas que sofrem. Neste sentido, a Pastoral Social atualiza, em novos contextos, a solicitude de toda a Igreja para com as questões sociais, concretizando, assim, sua vocação de uma Igreja chamada a sair de si mesma e ir para as periferias, não somente as geográficas, mas aquelas existenciais.

Atendimento:

Todo sábado, às 9h

Rua Santo Antônio, Lt 32 (Antiga Pastoral do Menor / Próximo ao Posto Carinhoso)

X