Paróquia São João Batista - Meriti

Artigos › 01/09/2015

Preparação à Romaria do Pilar de 2015

Igreja de N. S. do PilarCaríssimos irmãos e irmãs,

Estamos nos preparando para homenagear a Mãe de Deus e nossa, sob o título de Nossa Senhora do Pilar. Por isso, especialmente, nesse ‘tempo oportuno’ queremos ouvir e acolher – com o nosso coração e as nossas obras, com toda nossa inteligência e nossa vontade — o pedido que Ela nos faz, ecoando as palavras nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2,5). E podemos ouvir o que Jesus nos diz, de muitas formas: no silêncio do nosso coração, na Palavra proclamada, nos Sacramentos ¬especialmente, na Eucaristia -, no irmão — de quem nos fazemos próximo. Resta-nos ‘apurar’ a nossa audição e exercitarmos, ainda mais, a docilidade aos influxos do Espírito Santo. Assim, renovados por dentro, a nossa Romaria 2015, sempre preparada com grande zelo, será, ainda mais, fecunda e feliz — agradável a Deus!

Podemos, para nossa reflexão, atualizar temas e assuntos que muito poderão nos ajudar em nossa caminhada de discípulos-missionários de Jesus Cristo:

1) CEB’s e PEQUENAS COMUNIDADES: em 31 de maio, na Solenidade da Santíssima Trindade, com um Seminário Celebrativo recordamos o 7° Encontro Intereclesial das CEB’s, sediado em nossa Diocese de 10 a 14 de julho de 1989, sob o tema: “CEB’s: Povo de Deus na América Latina a caminho da libertação”. A Igreja, dinâmica e sempre atenta aos anseios dos seus filhos, continua a ‘caminho da libertação’ e, sob o tema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a CF 2014, tão bem trabalhada e vivida em nossas Comunidades, bem atualizou aquele tema. São preciosas as orientações do Documento de Aparecida, contidas no item intitulado “Comunidades Eclesiais de Base e Pequenas Comunidades” (cf. DAp nn. 178-180).

2) ANO DA PAZ: Iniciado no dia 30 de novembro de 2014, primeiro Domingo do Advento, o “Ano da Paz” se prolongará até o Natal de 2015. Desejamos celebrá-lo intensamente! Caríssimos, a paz, fruto da Redenção que Cristo trouxe ao mundo com sua morte e ressurreição, é o dom que o Ressuscitado segue oferecendo hoje a sua Igreja, reunida para a celebração da Eucaristia, de modo que possa testemunhá-la na vida de cada dia.

3) ANO DA VIDA CONSAGRADA: Uma Vigília de Oração, na noite de 29 de novembro de 2014, antecedeu sua abertura oficial, no dia seguinte, 30 de novembro, 1° Domingo do Advento. O “Ano da Vida Consagrada” assim iniciado deverá concluir-se com a celebração litúrgica da ‘Festa da Apresentação do Senhor’, em dois de fevereiro de 2016. O Papa Francisco, em Carta Apostólica, de 21 de novembro de 2014, para a proclamação do Ano da Vida Consagrada, faz um chamado para que os consagrados “despertem o mundo!”.

4) PLANO DE PASTORAL: Com grande empenho e dedicação, a Coordenação Diocesana de Pastoral, ampliada, continua trabalhando, com a participação de toda a Diocese, no processo de construção do Primeiro Plano de Pastoral.

5) FAMÍLIA: A III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, sob o tema “os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, ocorrida de 5 a 19 de outubro de 2014, mobilizou toda a Igreja e teve forte repercussão nos Meios de Comunicação Social. As propostas ali emersas serão retomadas e aprofundadas na XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 4 a 25 de outubro de 2015, agora sob o tema “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. E, de 13 a 15 de novembro de 2015, a nossa Diocese sediará o VIII Congresso Regional Leste I, da Pastoral Familiar. Queremos estar atentos ao Sínodo e às orientações da Igreja para as Famílias — ‘Santuário da Vida’.

6) VIII CONENC: sob o Tema: “Profetismo: Construindo uma sociedade Justa e Solidária”, acolhemos o VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas, de 16 a 19:de julho.

D. Tarcísio7) DGAE 2015-2019: Aprovadas na 53′ Assembleia da CNBB, ocorrida de 15 a 24 de abril, às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, pensadas para o quadriênio 2015-2019, enunciam seu OBJETIVO GERAL: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espirito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”. Elas apontam também CINCO URGÊNCIAS na ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja: a serviço da vida plena para todos.

8) ANO DA MISERICÓRDIA: Em 11 de abril de 2015, o Papa Francisco promulgou o Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que terá início aos 8 de dezembro deste ano e se concluirá aos 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Cristo Rei. Queremos nos preparar para bem vivê-lo.
Entre outras razões de ação de graças em nossa Igreja Particular está a comemoração, neste ano de 2015, dos 50 anos de sacerdócio, 40 anos de bispo e 80 anos de idade de seu primeiro Pastor, Dom Mauro Morelli.

Que Deus a todos abençoe,

Duque de Caxias, 24 de maio de 2015.
Na Solenidade de Pentecostes.

+ Dom Tarcísio Nascentes dos Santos
Bispo Diocesano de Duque de Caxias

Oração a Nossa Senhora do Pilar

Virgem Senhora do Pilar, eis-me aqui na vossa presença,
para suplicar a vossa proteção e merecer os vossos favores.
Se pecador eu sou, em compensação
vós sois Mãe de clemência e misericórdia.
Qual pecador arrependido, eu me prostro a vossos pés.
Pelas minhas faltas, fui até hoje um filho ingrato.
No futuro não mais será assim, eu vô-lo prometo
e ao querido Jesus que tendes em vossos braços.
Não mais quero pecar, e tudo quero fazer
para que os outros também vos conheçam
e vos consagrem todo o amor.
Ó Virgem Santíssima do Pilar, sede sempre minha mãe Protetora
durante toda minha vida e na hora da minha morte.
Amém.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X